Gelato Festival Challenge, campeonato global organizado pela Carpigiani no Brasil, selecionará os 2 melhores chefs gelatieres, na final nacional, que será disputada nesta quarta-feira, dia 20, em São Paulo

São Paulo, outubro de 2021– A  Specialitá, marca do grupo  Duas Rodas  reconhecida pelos ingredientes voltados à produção de gelatos e sorvetes de alto valor agregado, é a patrocinadora oficial da final da etapa nacional do Gelato Festival Challenge 2021, campeonato mundial que selecionará os dois melhores mestres gelatieres brasileiros a partir dos sabores que eles criaram exclusivamente para o evento. Aberta ao público, a final regional ocorre nesta quarta-feira, dia 20, das 10h às 18h, na sede da Metalfrio, distribuidora oficial da Carpigiani, em São Paulo.

Um corpo de júri de especialistas selecionados decidirá, entre os 6 mestres gelatários selecionados nas etapas classificatórias Fispal Challenge 2018 e Fispal Challenge 2019, os 2 que representarão o Brasil na final mundial, em dezembro. Confira os competidores:

1. Gustavo Franceschini, da Gelateria Mio Sogno Gelato (São Jose dos Campos – SP) – com o sabor “Lacrima Greca con Pistachio”;

2. Luan Dolenc, da Gelateria ICY Gelato (Americana – SP), com o sabor “Gelato di Fano”;

3. Armando Laiun, da Gelateria Sorveteira Cairu (Belém – SP), com o sabor “Carimbo”;

4. Brenno Floriano, da Gelateria San Lorenzo (Sao Paulo – SP), com o sabor “San Lorenzo”;

5. Andrea Bellucci, da Gelateria Bellucci (Fortaleza – CE), com o sabor “Caramello al Fior di Sale dal gusto Cearense”;

6. Antonio Carlos Freiria, da Gelateria Vanesa Sorvetes Artesanais (Ribeirão Preto – SP), com o sabor “Zabayone con Amendoas”.

O Gelato Festival Challenge faz parte do Gelato Festival World Masters 2021, principal campeonato de gelato profissional do mundo. A competição realizou torneios nacionais em diferentes países, nos anos de 2018 e 2019 – em 2020 não houve etapa regional em decorrência da pandemia -, com o objetivo de selecionar os melhores chefs de gelatos de cada região participante.


Gelato Festival World Masters 2021

A competição global Gelato Festival World Masters começou em 2010 na Itália (e em 2018 no Brasil). O objetivo é reconhecer os melhores chefs gelatieres do mundo, por meio da criação de receitas exclusivas. Para isso, a competição reuniu cerca de cinco mil profissionais de diversas localidades (Europa, Ásia, América do Sul, América do Norte e Oceania) em torneios organizados pelo mundo, para selecionar os destaques de cada região participante.

Desde 2018, esses chefs passaram por desafios de habilidade e criatividade na produção de gelatos artesanais. Essa longa jornada de testes, além de degustações feitas por um júri técnico e popular, auxilia na busca assertiva pelo campeão mundial.

Apesar da parada devido à pandemia, a competição conseguiu divulgar o sabor de mais de 2.500 sorveterias. A final brasileira é organizada pela Carpigiani do Brasilem colaboração com a Carpigiani Gelato University, a escola internacional de gelato com 20 campus em 19 países em todo mundo, e a Sigep, a feira profissional mais importante do mundo dedicada ao gelato artesanal, organizada pela Italian Exhibition Group.


Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 95 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.


Contatos para a imprensa:

Suzana Klein  [email protected]  | (47) 3372-9016 / (47) 99762-9811