Gelato Festival Challenge, campeonato global organizado pela Carpigiani no Brasil, seleciona os melhores chefs gelatários do Brasil. Semifinal acontece durante a Fispal Sorvetes 2019, em junho, na cidade de São Paulo.

São Paulo, junho de 2019 – Reconhecida pelos ingredientes voltados à produção de gelatos e sorvetes de alto valor agregado, a Specialitá, marca do grupo Duas Rodas, é a patrocinadora oficial da etapa nacional do Gelato Festival Challenge 2019, campeonato mundial que seleciona os melhores mestres gelatários a partir dos sabores que estes criam exclusivamente para o evento. A semifinal da competição ocorre durante a FISPAL Sorvetes 2019, principal feira brasileira do setor, que acontece de 11 a 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O Gelato Festival Challenge faz parte do Gelato Festival World Masters 2021, principal campeonato de gelato profissional do mundo. A competição, que começou em 2018, dura quatro anos no total. Durante este período, torneios nacionais são realizados em diferentes países, com o objetivo de selecionar os melhores chefs de gelatos de cada região participante. A etapa brasileira de 2019 começou em abril, na sede da Carpigiani do Brasil, na qual os jurados selecionaram nove participantes para disputar a semifinal.

O campeonato está alinhado às tendências globais do segmento, que valorizam os sorvetes premium, categoria na qual encontram-se os gelatos. De acordo com Marco Paulo Pereira Henriques, gerente de marketing da Duas Rodas, o setor possui um grande potencial de crescimento e os profissionais da multinacional acreditam na importância do desenvolvimento deste mercado no Brasil.

“O Gelato Festival Challenge inspira o desenvolvimento de novas experiências e, com isso, contribui para o desenvolvimento de gelatos cada vez melhores. Por isso, patrocinamos a competição, que ajuda a divulgar o setor de forma muito positiva. Escolhemos fazer isso com a marca Specialitá, voltada a esse setor de sorvetes premium, como forma de colaborar com a qualidade dos produtos e o aumento do consumo de gelados no País”, explica o executivo.

Vale ressaltar que a Carpigiani, principal apoiadora do torneio no mundo e parceira Duas Rodas, participa do campeonato com o objetivo de oferecer o melhor em infraestrutura e conhecimento a todos os fabricantes de gelatos.

Etapas do Gelato Festival Challenge – Brasil:

1ª etapa – Realização de três desafios classificatórios, nos quais os jurados selecionam três competidores por dia (11/04, 15/05 e 16/05);

2ª etapa – Os nove selecionados participam da semifinal durante a Fispal Sorvetes 2019, principal feira do setor no Brasil, que acontece de 11 a 14 de junho. Nesta etapa, vencem três chefs gelatários;

3ª etapa – As etapas 1 e 2, que já aconteceram em 2018, são repetidas em 2019 e 2020, ambas da mesma forma. Portanto, nove semifinalistas saem desta etapa;

4ª etapa – No final de 2020, os nove selecionados ao longo dos três anos de competição participam da Final Nacional, na qual o júri seleciona dois competidores, que irão concorrer à posição de Melhor Gelato Artesanal do Mundo, na Final Mundial;

5ª etapa – A Final Mundial, na Itália, contará com uma expectativa de 36 chefs gelatários de todas as partes do mundo.

Gelato Festival World Masters 2021

A competição global “Gelato Festival World Masters 2021” começou em 2010 na Itália (e em 2018 no Brasil) e vai até 2021, ano da Final Mundial. O objetivo é reconhecer os melhores chefs gelatários do mundo, por meio da criação de receitas exclusivas. Para isso, a competição reúne cerca de cinco mil profissionais de diversas localidades (Europa, Ásia, América do Sul, América do Norte e Oceania) em torneios organizados pelo mundo, para selecionar os destaques de cada região participante.

Durante quatro anos, esses chefs passam por desafios de habilidade e criatividade na produção de gelatos artesanais. Essa longa jornada de testes, além de degustações feitas por um júri técnico e popular, auxilia na busca assertiva pelo campeão mundial. Com o evento, os organizadores estimam gerar um aumento de 15% do mercado, com um valor de mídia global estimado em 50 milhões de euros.

Sobre a Duas Rodas:

Presente em mais de 30 países, a Duas Rodas atua há mais de 93 anos na fabricação de ingredientes para as indústrias de alimentos e de bebidas no Brasil e no mundo. Com mais de 10 mil clientes, a empresa possui um portfólio com cerca de 3 mil itens divididos em três grandes mercados: o de Flavors, com aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos e soluções integradas; o de Food Service, com produtos de sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e o de Animal Nutrition, com ingredientes de nutrição animal da marca Statera. Líder brasileira na fabricação de aromas e produtos para a indústria de alimentos e de bebidas, a Duas Rodas foi fundada por imigrantes alemães em Santa Catarina, onde funciona ainda hoje sua sede principal. A companhia conta atualmente com outras duas fábricas no Brasil (Sergipe e São Paulo), quatro na América Latina (Argentina, Chile, Colômbia e México), além de sete centros de pesquisa e desenvolvimento e um Innovation Center. Sustentabilidade é uma das estratégias de atuação da empresa, que conta com produtos com certificações internacionais Kosher, Halal, Produtos Orgânicos e Fair for Life, além de FSSC 22000 e SMETA.